top of page

SEBASTIÃO PAIVA

 Nascido aos 08 de abril de 1909, na zona rural de Bebedouro cidade do Estado de São Paulo, Sebastião Paiva começou a trabalhar na lavoura de café aos 08 (oito) anos de idade, após o falecimento do pai. Família muito pobre chegou a passar fome e frio, crescendo numa situação de indigência total. Aos 12 (doze) anos, se mudou para a cidade onde cursou até a segunda série do primeiro grau e ingressou no curso de telegrafista na Companhia Paulista de Trem. Depois de um ano, se tornou ferroviário, permanecendo nessa profissão por trinta anos.

 

 Em 1940, foi transferido para a cidade de Dois Córregos e lá iniciou o seu trabalho junto aos excluídos.

 

 Em 1942, foi promovido para o cargo de chefe de serviço da Companhia e se mudou para Bauru. Já na época seguia as orientações da doutrina espírita e começou a fazer parte do Centro Espírita Amor e Caridade, procurando trabalhar no campo assistencial.

 

 Por ser uma cidade de entroncamento ferroviário, Bauru recebia gente de todas as partes do Brasil e não tinham para onde ir, despertando em Sr. Paiva a necessidade de um local para atendimento a essas pessoas.

 

  Juntamente com o seu amigo Sr, Roberto Previdello fundaram em 01 de janeiro de 1946 a Associação Beneficente Cristã, onde funcionou o Hospital Pisquiátrico até o ano de 2005, após se tornando uma Instituição de Longa Permanência para Idoso (Abrigo de Idosos) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

  Em 01 de janeiro de 1950 ele fundou a Associação de Proteção a Maternidade e a Criança observando a necessidade de se ajudar as crianças e suas famílias, nessa época as mães eram abrigadas junto com as crianças, onde hoje funciona nosso Serviço de Acolhimento Institucional em Abrigo para Crianças e Adolescentes conhecida carinhosamente em nossa cidade como Casa da Criança em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

  Em 1996 foi fundada no Parque Jaraguá a Casa do Leite que inicialmente passou a fornecer: de manhã o leite com achocolatado e pão com manteiga, à tarde uma sopa reforçada, para as crianças carentes daquele populoso bairro. Em paralelo foi criado um “Curso para Gestantes”, orientando as jovens mães durante seu período de gravidez (que se mantém até hoje) fornecendo também um enxoval para o recém nascido e por onde já passaram quase três mil gestantes.

   

   Em 26/03/2007 foi criada a Fundação Espírita Sebastião Paiva que conta com uma esquipe multidisciplinar que conta com Assistente Social e Psicóloga dando apoio e assistindo famílias carentes com cestas básicas, legumes e o Curso de Geração de Renda com diversas Cursos permitindo que o usuário tenha uma oportunidade no mercado de trabalho.

 

As Instituições "Paiva" em todo esse período também se preocuparam em ajudar o próximo com distribuição de alimentos e com moradia, construindo vários imóveis que eram cedidos ou alugados as famílias com valor de aluguel simbólico, além de até hoje ter o "pãozinho" e o "cafézinho com leite" aos moradores de rua e as pessoas carentes que batem a porta na Sede Administrativa onde o Sr. Sebastião Paiva residiu até a sua partida.

 

bottom of page