top of page

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À MATERNIDADE E A CRIANÇA - CASA DA CRIANÇA

 

 

 

 

A Associação de Proteção à Maternidade e a Criança, situada na Rua Doze de Outubro, nº 9-51 Vila Camargo – Casa da Criança, fundada na cidade de Bauru/SP pelo Sr. Sebastião Paiva, em 01 de janeiro de 1950. É uma entidade civil, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, que tem por finalidade atender 20 (vinte crianças/adolescentes) de ambos os sexos em situação de risco pessoal e social afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva, cujos direitos foram ameaçados ou violados por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis. Em função do serviço de acolhimento, sendo encaminhadas por meio de determinação judicial, possibilitando-lhes condições dignas de sobrevivência.

Acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, sob medida de proteção (Art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O serviço deverá ser organizado em consonância com os princípios, diretriz e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”.

      Oferece ambiente favorável com instalações físicas em condições adequadas para um ambiente saudável, com aspecto semelhante ao de uma residência, com medidas de acessibilidade, salubridade e segurança, ofertar atendimento personalizado em pequenos grupos, sempre favorecendo o convívio familiar, comunitário, bem como a utilização dos equipamentos disponíveis na comunidade local, garantindo a proteção e defesa combatendo qualquer forma de discriminação.

Visando a ampliação da capacidade protetiva da família e a superação de suas dificuldades, preparação para o mercado de trabalho e condições de independência e auto cuidado quando a idade for critério, inserção em curso profissionalizante para primeiro emprego, planejamento financeiro e educação financeira com os adolescentes, restabelecer e reintegração vinculos sociais, inserção em família substituta e/ou emancipação quando completa maior idade. São desenvolvidas atividades de vida diária, alimentação, cuidados de saúde, higiene, manutenção de vestuário, provisão de documentos, acesso a saúde, educação e lazer, possibilitar convivência comunitária erestabelecer o fortalecimento dos vínculos familiares, com ênfase na função protetiva da família.

            O espaço físico está adequado para atender a capacidade máxima de 20 crianças/adolescentes, constando com 05 quartos,  sendo distribuídos de acordo com a demanda dos acolhidos, além da sala de TV ampla, 01 banheiro feminino, 01 masculino,  1 banheiro  para cuidadoras  e 01 banheiro  adaptado para pessoa com deficiência (cadeira de banhos, porta ampliada para acesso de cadeiras de roda), 01 closet, 01 brinquedoteca, 01 sala pedagógica, 01 sala para medicação, 01 sala de recreação,01 área de estudo com 2 computadores para  melhor atendê-los,01 área livre para lazer, 01refeitório, 01 sala de atendimento individual, 01 sala para atendimento (Médico Pediatra Voluntário, Dentista voluntario entre outros), sala da assistente social e psicóloga, sala da coordenadora, recepção e 2 banheiros (visitantes e funcionários).

 O serviço de acolhimento conta com equipe de apoio (cuidador) e equipe técnica (assistente social, psicóloga e coordenadora) de acordo com o padrão normativo. Constando no quadro de colaboradores: cuidador, cozinheira, motorista, vigia noturno, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, assistente social, psicóloga e coordenadora.  E também com aproximadamente 60 voluntários distribuídos nos projetos de atendimento às crianças e profissionais como médicos, fisioterapeutas e outros. E também com aproximadamente 60 voluntários distribuídos nos projetos de atendimento às crianças e profissionais como médicos, fisioterapeutas e outros.

           

Parceria

Parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social de Bauru (SMAS)  com termo de colaboração onde permite a execução do serviço de acolhimento  que tem nos possibilitado auxiliar, agregar, complementar e atender a demanda dos usuários. Além disso temos parcerias como Mesa Brasil, Redes de Supermercados, Padarias, Empresas locais, Faculdades e outras instituições com o objetivo de melhorar o atendimento aos acolhidos pela organização.

E contamos com voluntários para atendimento das crianças e adolescentes como: voluntário médico pediatra, médico pneumologista, médico otorrinolaringologista, psicóloga, dentista entre outros.

bottom of page